06 abril 2009

Manobras de skate








>> Ollie: Pise com força no Tail e chute com o pé da frente em direção ao nose, saltando ao mesmo tempo, para fazer o skate saltar, isso é a base para quase todas as manobras importantes, lembrando que esse "chute" tende a ser suave para melhor alinhamento do skate no alto.
>> Flip: consiste em fazer com os pés que o skate saía do chão rodando em parafuso.
>> HeelFlip: É como um flip (giro), com a diferença de que é chutado com o calcanhar do pé da frente. Você chuta com o pé da frente para a esquerda sentido ao nose dando leve impulso para baixo, ele vai girar 360º, é só cair em cima dele.
>> Fifty-Fifty: Quando no corrimão o skatista desliza com os dois trucks.
>> Backside: A manobra é executada de costas para o obstáculo.
>> Frontside: A manobra é executada de frente.
>> Grab: Segurar a prancha com a mão.
>> Nollie: O pé que é utilizado para chutar as manobras, passa a pisar no nose e assim batendo as manobras com o pé trocado.Exemplos: nollie flip, nollie fs 180, nollie bs 180, etc.
>> Crooked: O skate desliza sobre o truck dianteiro inclinado mais ou menos 45º para fora da borda.
>> Switch Stance: É uma variação de base, o pé utilizado para chutar as manobras passa a bate-lás com o pé no tail, ou seja, se você usa o pé esquerdo no tail vai passar a utilizar o pé direito e assim vice-versa. Executa-se qualquer manobra sobre essa base. Por exemplo.: Switch Stance ollie,Switch Stance Flip,Switch Stance Heelflip,Switch Stance Crooked.
>> Pop Shove-it: Pressiona-se o tail do skate para trás, fazendo com que o shape gire 180º no ar, longe do chão. Em sentido horário para base Regular (Pé esquerdo à frente) e anti-horário.
>> Fs Shove-it: Semelhante ao Pop Shove-it, mas com o sentido oposto.
>> Varial: Um 180° rente ao chão parecido com um pop shove-it só que sem sair do chão.
>> Varial Flip: Semelhante ao Shove-it, mas além de girar 180º rente ao chão, o skate gira um flip junto.
>> Impossible: Monobra em em que o skate gira sobre o pé de trás. Quando roda no pé da frente é chamado de Front foot impossible ou Ollie fazendo o skate girar em torno do seu próprio eixo, usando o pé de trás.
>> Hardflip: Um Fs shove-it (o contrário do pop shove-it), junto de um flip.Dá a impressão de um meio flip com o skate dando uma volta. Chute o pe de trás em direção da mão da frente.
>> Inward Heelflip: Um popshovit com um heelflip (modo inverso ao hardflip).Dá a mesma impressão do hardflip, porém invertida.
>> Body varial: Ollie flip fazendo o corpo girar 180º, com o skate seguindo o sentido normal.
>> Manual: Sobre o chão, o skatista equilibra-se sobre o truck traseiro sem encostar o tail no chão.
>> Nosemanual: sobre o chão, o skatista equilibra-se sobre o truck da frente sem encostar o nose no chão.
>> Reverse: É a manobra mais básica para se trocar de base. Consiste em deixar um dos trucks deslizar sobre o chão fazendo-o ir para frente ou para trás.
>> NoseGrind: Manobra muito parecida com CrocketGrind que é dado de Back. Enquanto o NoseGrind é dado de From, ou seja tendo um pequeno caixote ou um fun-box, pegue um gás em direção ao caixote vindo de From. Seu corpo ficará de frente para o obstáculo. Chegando próximo do obstáculo mande um ollie sobre o obstáculo forçando o pé da frente com o nose sobre a ponta do caixote.
Possivelmente o skate irá deslizar apenas com o truck e nose dependendo da forma que encaixar no obstáculo. Para concluir esta manobra basta soltar levemente forçando para frente o nose ou mandando um pequeno nollie. O segredo desta manobra é saber como encaixar o nose sobre o obstáculo.
>> FrontSide Ollie 180º: Pegue uma velocidade razoável e posicione os pés como no ollie normal. O seu corpo é a grande ferramenta para executar a rotação. Portanto, quando bater o ollie, vire o corpo para a frente. Como no ollie, mantenha o corpo equilibrado e vire o corpo acompanhando o movimento de 180º do skate. Seu tronco, auxiliado pelo movimento dos braços, vai ser o giro para inverter a base. O seu pé de trás carrega o tail para a frente, quase com o calcanhar.Quando estiver no chão, equilibre-se na perna de apoio da frente.
>> 360º Kick Flip: Posicione o pé de trás chapado no tail e o da frente um pouco atrás dos parafusos, como se fosse dar um flip. Dê um certo gás para se aproximar do obstáculo. Pressione o tail como se fosse dar um shove-it 360 e, ao mesmo tempo dê um toque no pé da frente para girar o flip. Espere o skate fazer a volta completa para encaixar nos pés. Volte na base.
>> Fakie Hardflip: Depois de dar uma acelerada no skate, vir de costas e mandar um ollie flip. Deve-se ficar atento porque, enquanto o skate precisa girar o flip em 180° para trás, o corpo gira para frente.
>> Olie-Flip: Conhecido também como kick-flip pelos americanos, em outras palavras é dar um ollie usando a ponta do pé e virando o skate no seu eixo logitudinal. Na maioria da vezes é a primeira manobra que um skatista iniciante aprende.
>> Board Slide: consiste em fazer que o skate deslize com um pedaço da prancha sobre uma superfície ou borda metálica ou de concreto.
>> Grinds: consiste em fazer que o skate deslize com os eixos sobre uma superfície ou borda metálica ou de concreto.






3 comentários:

  1. Bela aula!
    Vlw, ASB!
    Agora eu começo a conhecer as manobras.
    Abraço,
    Amarildo Mayrink.

    ResponderExcluir
  2. éah naum é akelas coisas ,mas eu fasso mto melhor

    ResponderExcluir