14 abril 2009

Alan Gelfand e a história do OLLIE





Um marco na história do skate, Alan Gelfand ficou conhecido por invertar "sem querer" uma revolucionária manobra.
Nascido em Nova York em 1963, mudou com a familia para Florida em 1968, em 1974 aos 11 anos ganhou seu primeiro skate , aos 13 anos ganhou seu primeiro campeonato.
Em 1978 durante uma sessions com os amigos, em uma pista na Flórida, no conhecido underbowl, Alan foi dar um f/s air, e sem querer não pegou no deck, mas mesmo assim completou a manobra, surpreso com o que havia concluído tentou novamente a mesma manobra porém com a intenção de não pegar no deck e repetir o que tinha acabado de fazer e conseguiu, daí surgiu o ollie, que é hoje a base da maioria das manobras feitas no skate. Esta manobra ficou conhecida com este nome porque era assim que Alan era chamado por seus amigos.
Em 1979 Stacy Peralta chamou Alan para o Team Powell & Peralta junto com Ray "Bones" Rogrigues, Rodney Mullen, Hawk,Cabalero,Mc Mcgill, Montuain.
Durante um treinamento em 1981 Alan teve uma lesão séria no joelho(passou por uma cirurgia) e ficou afastado do skate por bom tempo, mas o problema no joelho persistiu e o afastou do skate.
Em 1990 a palavra Ollie entrou para o importante dicionário Oxford de inglês, mas sem os devidos créditos de Alan Gelfand, em 2004 depois de uma longa briga judicial os crédidos foram dados a Alan.
Em 2001 Alan retornou para o skate, e no ano seguinte mandou contruir a "OllieWood" skatepark situada em Hollywood, uma super pista de madeira, onde de vez enquando costuma relembrar os velhos tempos.




2 comentários:

  1. ma legal essa historia acho q tds deveriam reconhecer principalmente quem faz essa manobra

    ResponderExcluir
  2. wo faz um tempo que aprendi essa manobra e me interessei pela historia e é muito interessante!!

    ResponderExcluir