20 novembro 2011

SKATE = Alegria X Tristeza


Nem sei bem como descrever a alegria que eu fiquei ao saber que foi construída no Bairro Manoel Honório em Juiz de Fora, uma nova pista de Skate. Na verdade um mini Half-Pipe. E como o próprio nome já diz, é meio tubo. Acho que disto ninguém duvida certo? Não, errado, pois parece que os engenheiros ou arquitetos que projetaram a pista desconhecem totalmente o que seja isso. Ou seria o construtor da pista, ou o encarregado da obra, ou mesmo o responsável por ela?

Bom, o caso foi que fiquei muito, muito triste ao chegar no local e de longe ver uma bela pracinha novinha, com uma pista de skate totalmente construida torta, e com o cimento se desfazendo, caindo pedaços, parecendo velho. Que decepção, que tristeza!


Não é admissível nos dias de hoje, numa cidade como Juiz de Fora, a prefeitura, construir uma obra moderna destas e não se preocupar em contactar a Associação dos Skatistas de JF, que é tão atuante e competente. Para que possam desenvolver o projeto e acompanhar a construção juntos. Desenvolver em parceria, novas pistas que possam ser bem aproveitadas e acima de tudo boas e bem feitas.

O cimento, a mão de obra e o tempo, são os mesmos. Então pra fazer algo curvo ou um pouco mais curvo, terá o mesmo trabalho, concorda? Pelo menos pra quem se importa, sim!

Será que hoje em dia, não se usa mais régua, compasso e nível numa construção? Ou só se sabe fazer só coisas retas? Fazer obras pra dizer; nós fizemos, mas “vocês é que não querem usar e só sabem reclamar”?

Podemos notar nas fotos que um lado da pista, está totalmente reto, a transição (curvatura) de um lado é totalmente diferente do outro, e isso para o skate é terrível, comprometendo totalmente a performance.

Foi feita uma extensão em ambos os lados, muito pequena, que não acrescenta em nada a possibilidade de manobras, praticamente inútil.

Pista de Skate tem dois pontos fundamentais: a perfeição de sua curvatura e o piso bem liso e com acabamento de boa qualidade.


É uma vergonha acontecer isto nos dias atuais, continuar com o desperdício de dinheiro público, o nosso dinheiro e à toa.


Hoje em dia, Skate não é mais uma moda passageira, é um estilo de vida, um esporte que tomou grandes proporções mundiais e está presente o tempo todo na mídia. TVs, jornais revistas e muitas propagandas.


Estamos ficando cada vez mais para trás e com isso, desestimulando nossos jovens a praticar este esporte, bonito e saudável. Responsável por movimentar um mercado de muitos milhões de reais.

Continuarei torcendo pra que possam consertar a pista, embora não acredite nisto e que as próximas construções sob a responsábilidade da Prefeitura de JF, sejam melhores...

MB

Um comentário:

  1. Pois é, Marcelo!

    A TV Panorama apresentou o problema no MG TV nesta semana que passou, mostrando que este triste fato não acontece só em Juiz de Fora, mas em vários outros municípios de nossa região.

    Também fiquei triste pelo fato, mas ao mesmo tempo fico feliz por saber que nós, aqui em Bicas, não cometemos o mesmo erro.

    Graças ao seu empenho e participação efetiva em todas as fases da construção de nossa pista, que também contou com a participação de todos os skatistas biquenses, construimos uma bela pista, motivo de visitas semanais de skatistas de toda a região.

    Também tenho muito orgulho de ter participado de tudo isso.
    Parabéns aos skatistas biquenses!

    Que venham novas pistas e que as cidades vizinhas se espelhem em nosso exemplo!
    Parabéns e grande abraço.

    Amarildo Mayrink.

    ResponderExcluir