21 abril 2009

GABRIEL EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO!

Gabriel, skatista de Bicas, representou nossa cidade na 1ª Etapa do Campeonato New Style Skateboard 2009 de São João Nepomuceno classificando-se em 4° lugar na mirim.
É isso aí! Biel começa a ultrapassar fronteiras.
Esse menino vai longe.
Vlw, Gabriel!

14 abril 2009

Alan Gelfand e a história do OLLIE





Um marco na história do skate, Alan Gelfand ficou conhecido por invertar "sem querer" uma revolucionária manobra.
Nascido em Nova York em 1963, mudou com a familia para Florida em 1968, em 1974 aos 11 anos ganhou seu primeiro skate , aos 13 anos ganhou seu primeiro campeonato.
Em 1978 durante uma sessions com os amigos, em uma pista na Flórida, no conhecido underbowl, Alan foi dar um f/s air, e sem querer não pegou no deck, mas mesmo assim completou a manobra, surpreso com o que havia concluído tentou novamente a mesma manobra porém com a intenção de não pegar no deck e repetir o que tinha acabado de fazer e conseguiu, daí surgiu o ollie, que é hoje a base da maioria das manobras feitas no skate. Esta manobra ficou conhecida com este nome porque era assim que Alan era chamado por seus amigos.
Em 1979 Stacy Peralta chamou Alan para o Team Powell & Peralta junto com Ray "Bones" Rogrigues, Rodney Mullen, Hawk,Cabalero,Mc Mcgill, Montuain.
Durante um treinamento em 1981 Alan teve uma lesão séria no joelho(passou por uma cirurgia) e ficou afastado do skate por bom tempo, mas o problema no joelho persistiu e o afastou do skate.
Em 1990 a palavra Ollie entrou para o importante dicionário Oxford de inglês, mas sem os devidos créditos de Alan Gelfand, em 2004 depois de uma longa briga judicial os crédidos foram dados a Alan.
Em 2001 Alan retornou para o skate, e no ano seguinte mandou contruir a "OllieWood" skatepark situada em Hollywood, uma super pista de madeira, onde de vez enquando costuma relembrar os velhos tempos.




08 abril 2009

Campeonato de Skate







No sábado do dia 18 de abril vai rolar a 1° etapa do Campeonato New Style Skateboard 2009, na cidade de São João Nepomuceno nas modalidades mirim e iniciante.
As inscrições serão feitas no local, o campeonato terá início às 14 horas, na pista municipal de São João Nepomuceno.

-> VALOR DAS INSCRIÇÕES:
-> Mirim: R$5,00
-> Iniciante: R$10,00


REALIZAÇÃO: New Style Skateboard



Conselho da Juventude de Bicas



Em maio do ano passado (2008) alguns jovens de Bicas, especificamente jovens do grêmio estudantil da escola Estadual, começaram uma campanha de coleta de assinaturas para o projeto de lei de vontade popular para a criação do Conselho Municipal da Juventude de Bicas - COMJUVE. Mas infelizmente tiveram que interromper a campanha por tempo indeterminado, porém este ano resolveram retomar o projeto e agora em parceria com a ASB.
Contamos com a colaboração e participação de todos para a concretização do Conselho Municipal da Juventude de Bicas.

*O que é um Conselho Municipal da Juventude?

É um grupo de jovens que auxiliarão os gestores de cada cidade na implementação de Políticas Públicas direcionadas à Juventude. Busca ainda a inserção do jovem no processo político e elaboraçãodas Políticas Públicas para a Juventude e uma maior concientização quanto aos problemas por eles enfrentados no dia a dia.

*Qual a importâcia da criação do Conselho Municipal da Juventude?
Elo direto de ligação entre a Juventude e seus anseios e os poderes contituídos do município. Facilitador da execução dos projetos voltados para a Juventude realizados pelo estado e União.

>> O Conselho Municipal da Juventude será a forma direta do jovem participar da elaboração das Políticas Públicas para a Juventude do seu município. Caberá ao Conselho discutir, elaborar,participar e desenvolver programas voltados ao jovem do município, trabalhando em parceria com entidades relacionadas com o tema e buscando apoio dos governos, empresas, etc. <<

06 abril 2009

Manobras de skate








>> Ollie: Pise com força no Tail e chute com o pé da frente em direção ao nose, saltando ao mesmo tempo, para fazer o skate saltar, isso é a base para quase todas as manobras importantes, lembrando que esse "chute" tende a ser suave para melhor alinhamento do skate no alto.
>> Flip: consiste em fazer com os pés que o skate saía do chão rodando em parafuso.
>> HeelFlip: É como um flip (giro), com a diferença de que é chutado com o calcanhar do pé da frente. Você chuta com o pé da frente para a esquerda sentido ao nose dando leve impulso para baixo, ele vai girar 360º, é só cair em cima dele.
>> Fifty-Fifty: Quando no corrimão o skatista desliza com os dois trucks.
>> Backside: A manobra é executada de costas para o obstáculo.
>> Frontside: A manobra é executada de frente.
>> Grab: Segurar a prancha com a mão.
>> Nollie: O pé que é utilizado para chutar as manobras, passa a pisar no nose e assim batendo as manobras com o pé trocado.Exemplos: nollie flip, nollie fs 180, nollie bs 180, etc.
>> Crooked: O skate desliza sobre o truck dianteiro inclinado mais ou menos 45º para fora da borda.
>> Switch Stance: É uma variação de base, o pé utilizado para chutar as manobras passa a bate-lás com o pé no tail, ou seja, se você usa o pé esquerdo no tail vai passar a utilizar o pé direito e assim vice-versa. Executa-se qualquer manobra sobre essa base. Por exemplo.: Switch Stance ollie,Switch Stance Flip,Switch Stance Heelflip,Switch Stance Crooked.
>> Pop Shove-it: Pressiona-se o tail do skate para trás, fazendo com que o shape gire 180º no ar, longe do chão. Em sentido horário para base Regular (Pé esquerdo à frente) e anti-horário.
>> Fs Shove-it: Semelhante ao Pop Shove-it, mas com o sentido oposto.
>> Varial: Um 180° rente ao chão parecido com um pop shove-it só que sem sair do chão.
>> Varial Flip: Semelhante ao Shove-it, mas além de girar 180º rente ao chão, o skate gira um flip junto.
>> Impossible: Monobra em em que o skate gira sobre o pé de trás. Quando roda no pé da frente é chamado de Front foot impossible ou Ollie fazendo o skate girar em torno do seu próprio eixo, usando o pé de trás.
>> Hardflip: Um Fs shove-it (o contrário do pop shove-it), junto de um flip.Dá a impressão de um meio flip com o skate dando uma volta. Chute o pe de trás em direção da mão da frente.
>> Inward Heelflip: Um popshovit com um heelflip (modo inverso ao hardflip).Dá a mesma impressão do hardflip, porém invertida.
>> Body varial: Ollie flip fazendo o corpo girar 180º, com o skate seguindo o sentido normal.
>> Manual: Sobre o chão, o skatista equilibra-se sobre o truck traseiro sem encostar o tail no chão.
>> Nosemanual: sobre o chão, o skatista equilibra-se sobre o truck da frente sem encostar o nose no chão.
>> Reverse: É a manobra mais básica para se trocar de base. Consiste em deixar um dos trucks deslizar sobre o chão fazendo-o ir para frente ou para trás.
>> NoseGrind: Manobra muito parecida com CrocketGrind que é dado de Back. Enquanto o NoseGrind é dado de From, ou seja tendo um pequeno caixote ou um fun-box, pegue um gás em direção ao caixote vindo de From. Seu corpo ficará de frente para o obstáculo. Chegando próximo do obstáculo mande um ollie sobre o obstáculo forçando o pé da frente com o nose sobre a ponta do caixote.
Possivelmente o skate irá deslizar apenas com o truck e nose dependendo da forma que encaixar no obstáculo. Para concluir esta manobra basta soltar levemente forçando para frente o nose ou mandando um pequeno nollie. O segredo desta manobra é saber como encaixar o nose sobre o obstáculo.
>> FrontSide Ollie 180º: Pegue uma velocidade razoável e posicione os pés como no ollie normal. O seu corpo é a grande ferramenta para executar a rotação. Portanto, quando bater o ollie, vire o corpo para a frente. Como no ollie, mantenha o corpo equilibrado e vire o corpo acompanhando o movimento de 180º do skate. Seu tronco, auxiliado pelo movimento dos braços, vai ser o giro para inverter a base. O seu pé de trás carrega o tail para a frente, quase com o calcanhar.Quando estiver no chão, equilibre-se na perna de apoio da frente.
>> 360º Kick Flip: Posicione o pé de trás chapado no tail e o da frente um pouco atrás dos parafusos, como se fosse dar um flip. Dê um certo gás para se aproximar do obstáculo. Pressione o tail como se fosse dar um shove-it 360 e, ao mesmo tempo dê um toque no pé da frente para girar o flip. Espere o skate fazer a volta completa para encaixar nos pés. Volte na base.
>> Fakie Hardflip: Depois de dar uma acelerada no skate, vir de costas e mandar um ollie flip. Deve-se ficar atento porque, enquanto o skate precisa girar o flip em 180° para trás, o corpo gira para frente.
>> Olie-Flip: Conhecido também como kick-flip pelos americanos, em outras palavras é dar um ollie usando a ponta do pé e virando o skate no seu eixo logitudinal. Na maioria da vezes é a primeira manobra que um skatista iniciante aprende.
>> Board Slide: consiste em fazer que o skate deslize com um pedaço da prancha sobre uma superfície ou borda metálica ou de concreto.
>> Grinds: consiste em fazer que o skate deslize com os eixos sobre uma superfície ou borda metálica ou de concreto.






História do Skate



O skate é um dos esportes radicais em grande destaque atualmente, sendo considerado não só um esporte apenas, mas sim estilo de vida.
Surgido na década de 60, na Califórnia, Estados Unidos, época em que predominava o surf, em dias de marés baixas os surfistas resolveram juntar a “prancha” com rodinhas de patins criando assim o skate, que no início era chamado de sidewalk surf. Apesar dos equipamentos serem precários o esporte conquistou muitos jovens que se tornaram então os primeiros skatistas da época.
No ano de 1965 foram fabricados os primeiros skates e dava início aos primeiros campeonatos, naquela época as modalidades eram downhill, barrel jumping, high jumping e freestyle.
Em meados anos 70 com as piscinas vazias por causa do racionamento de água nos E.U.A. foi que os skatistas descobriram nelas ótimos obstáculos, surgindo ai o skate vertical. Já nos anos 80 com a inovação dos skates e a utilização de pistas no formato de “U” surgem os primeiros grandes nomes do skate mundial como Steve Caballero, Tony Alva,Tony Hawks e Rodney Mullen entre outros que contribuíram para o progresso do skate.